NOTÍCIAS

Reconhecimento de Competências Profissionais em contexto mineiro e de estaleiro

Reconhecimento de Competências Profissionais em contexto mineiro e de estaleiro

No âmbito do Desenvolvimento de Competências, dez colaboradores da EPOS – Empresa Portuguesa de Obras Subterrâneas, S.A. (EPOS) participaram, em março de 2019, na primeira sessão de júri do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) Profissional para o perfil de Condutor Manobrador de Equipamento de Movimentação de Terras, desenvolvido em parceria com o Centro Qualifica de Almodôvar.

Tratou-se de um projeto pioneiro a nível regional (Alentejo) e no universo das empresas participadas do Grupo Teixeira Duarte, estando prevista a visita do Secretário de Estado da Educação, Prof. João Costa, e do Presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) em junho de 2019, para entrega dos diplomas e visita ao Complexo Mineiro de Neves Corvo, onde a EPOS atua na construção e melhoramento das infraestruturas necessárias ao desenvolvimento da exploração mineira. De salientar, que a equipa de formadores e avaliadores foi constituída pelos Formadores Técnicos da própria EPOS, num reconhecimento formal das suas competências técnicas e pedagógicas.

Os trabalhadores abrangidos pela iniciativa estavam afetos ao projeto da Mina de Neves Corvo, tendo sido selecionados para participarem no novo projeto no Brasil, onde em abril de 2019 a EPOS inicia a realização dos trabalhos de escavação e sustimento na Mina de Cuiabá para o cliente AngloGold Ashanti. Devido às suas qualificações profissionais e escolares e a uma eventual impossibilidade de obter vistos de trabalho para o Brasil, a EPOS e o Centro Qualifica de Almodôvar desenvolveram, em estreita colaboração e articulação, os processos de RVCC Profissional em regime intensivo destes colaboradores. Com a conclusão desta ação de qualificação, os trabalhadores estão aptos a reforçar a equipa da EPOS no Brasil.

Fundada em 1986, a EPOS é reconhecida no mercado pela elevada tecnologia dos seus meios de produção, qualidade das suas obras e profissionais altamente capacitados. Além de Portugal, a EPOS opera em outros seis mercados: Espanha, Angola, Venezuela, Colômbia, Perú e, mais recentemente, no Brasil.

Partilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on skype
Share on email
Share on print

últimas notícias

Scroll Up