Engenho • Inovação • Qualidade
Início Quem Somos
História
No início da década de 1980 não existia no mercado português nenhuma construtora com conhecimentos e experiência, vocacionada para a realização de grandes empreitadas de trabalhos subterrâneos.
As competências adquiridas ao longo da primeira metade do século XX durante a construção de vários túneis rodoviários e ferroviários, bem como de importantes circuitos hidráulicos, haviam-se dissipado ao longo de duas décadas de completa inatividade nesta especialidade.
 
Foi neste contexto que, em 1981, a então denominada “Empresa de Sondagens e Fundações Teixeira Duarte, Lda.” constituiu uma parceria com a sociedade espanhola “Obras Subterráneas, S.A.”, tendo em vista a construção do poço de extração da mina de Neves-Corvo.
 
Desta associação viria a resultar, em 1986, a criação da “EPOS – EMPRESA PORTUGUESA DE OBRAS SUBTERRÂNEAS, LDA.”, consolidando sob a forma de sociedade regular a ligação que existia, como ACE, entre as suas sócias fundadoras.
 
A estrutura societária da EPOS continuou inalterada até 2008, mantendo-se, até então, a “Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A.” e a “Obras Subterráneas, S.A.” como únicas detentoras do seu capital social. Nesse ano, registou-se a saída da sócia espanhola, sendo a empresa convertida em sociedade anónima e passando a estar 100% integrada no Grupo Teixeira Duarte.
Daquelas duas empresas, a EPOS recebeu, desde a primeira hora, uma herança de cultura e de conhecimentos que lhe permitiu afirmar-se autonomamente como empreiteiro especialista na sua área.
 
O mês de maio de 2004 marcou o início da internacionalização da atividade da Empresa, através do mercado espanhol, com a contratação de uma importante empreitada mineira, logo seguida pela adjudicação de três projetos em centrais hidroelétricas.
Acumulando uma experiência de mais de 30 anos, a EPOS apresenta hoje obra feita em Portugal, Espanha, Angola, Argélia e Venezuela, marcando também presença no Brasil e na Colômbia.
Conta com uma excelente e qualificada equipa de profissionais que, aliada a modernos meios técnicos e à sua larga experiência, fazem da EPOS a referência hoje reconhecida no mercado.
 
De entre as suas principais realizações salienta-se uma permanência contínua – de três décadas – em empreitadas de desenvolvimento mineiro. Neste setor, a EPOS escavou centenas de quilómetros de túneis, para além da execução de outras relevantes obras, com destaque para a construção de um poço mineiro com 630 metros de profundidade.
O seu “portfolio” inclui também a construção dos mais importantes túneis rodoviários e ferroviários realizados em Portugal. A EPOS está ainda presente no campo da obra subterrânea hidráulica, através de múltiplas intervenções realizadas em projetos de aproveitamentos hidráulicos e hidroelétricos.
 
A diversidade das obras realizadas ao longo da sua existência motivou a criação de áreas complementares de negócio, capazes de servirem a produção própria da empresa e de atenderem a outras solicitações do mercado. 
 

© EPOS - Empresa Portuguesa de Obras Subterrâneas, S.A.